O Comitê Permanente Intersetorial sobre Drogas de Contagem se reuniu pela primeira nesta semana, na sede da prefeitura. Durante o encontro, a professora Ana Lúcia Godard, doutora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), proferiu a palestra “Genética e Alcoolismo”, com o objetivo de contribuir para o planejamento de ações de prevenção ao uso abusivo do álcool.
O prefeito Alex de Freitas fez a abertura dos trabalhos reafirmando que essa política pública era inexistente no município. “Fiz questão de vincular o Comitê, responsável pela coordenação da política de prevenção às drogas, ao meu gabinete, devido à importância dada pela administração ao tema. Tenho certeza que daqui sairão ações estratégicas para consolidar essa política pública na cidade”, afirmou.
Segundo dados apresentados por Ana Lúcia Godard, no Brasil estima-se que 59% da população faça uso abusivo de álcool. Desses usuários, cerca de 14% são dependentes. “A dependência se dá na interação dos fatores genética e ambiente. Portanto, o consumo do álcool começa em geral na adolescência. A grosso modo, uma das chaves, de acordo com nossas pesquisas, para se combater o uso abusivo nessa idade é identificando comportamentos indicativos de compulsão na infância e adolescência, para a partir daí desenvolvermos ações específicas para lidar com esse público”, disse.
A presidente do Comitê, Soraya Romina, destacou que a partir da apresentação da professora Ana Lúcia foi percebida a importância da intersetorialidade das políticas e a questão da prevenção com foco nas crianças e adolescentes. “Uma perspectiva do poder público é trabalhar mecanismos de proteção, envolvendo esporte, cultura, enfim, levando algo novo para as escolas, para os abrigos da cidade, para as praças públicas, de forma que as pessoas construam um caminho, um projeto de vida que seja saudável, longe das drogas. E o nosso foco certamente é a prevenção entre as crianças e adolescentes”, ressaltou.
Reuniões
O Comitê Permanente Intersetorial sobre Drogas de Contagem foi criado em agosto de 2017 com a função de coordenar, articular, acompanhar, avaliar e incentivar as ações educativas e preventivas e de recuperação, contra o uso indevido de drogas. Ele é composto pelo prefeito, secretários e seus suplentes. As reuniões ordinárias serão mensais.